terça-feira, 17 de maio de 2011

Histórico que não gera dúvidas. Para comemorar... e refletir

É sempre certa e cada vez mais efetiva a participação do DAP nos assuntos de aposentadoria. Além dos trabalhos da Associação com as lides judiciárias, a nossa presença também é marcada por outras iniciativas como: esclarecimentos e orientações sobre a vida funcional, espaço de interatividade com atrações e sorteio de brindes, pois é o momento de maior contato com quem participa das Assembléias, dos bingos, das tardes dançantes e outros eventos como o famoso bate papo entre os frequentadores do seu espaço.
O DAP tem maturidade para distinguir atuação política partidária, das orientações repassadas, através da Diretoria ou de Advogados selecionados, quando a demanda exigir. Historicamente, o DAP sempre esteve ao lado dos aposentados em todas as suas lutas e reclamações individuais, mesmo sabendo que as negociações e a representação legal é do Sindicato.
Somos uma Associação sem vínculos com entidades do movimento dos trabalhadores, mas mantemos uma relação de camaradagem e troca de experiências com as Centrais Sindicais e Associações de aposentados públicos e privados.
A mensalidade de R$ 5,00 (cinco reais) destina recursos para melhorias nas instalações, participações e promoções das atividades que visam o bem – estar do Ibgeano.
Para atender a uma demanda crescente, o DAP precisará expandir a capacidade de oferta de atendimento. Este salto não poderá ser administrado pela abnegação de seus atuais diretores e colaboradores, em número reduzido. Logo, não poderá mais ser gerido e suportado pelo modelo em uso de colaboração espontânea. No curto prazo, existe outro complicador nesse processo que é a equação da idade cronológica. Sem a presença maciça de novos colaboradores, será muito desgastante manter a excelência no atendimento de um contingente de mais de 3.000 associados.
A Diretoria tem a consciência de que os cinco reais descontados no contra – cheque volta ao associado em forma de sede própria. Esse dinheiro não é usado em: viagens, diárias e outros mimos. A máquina para cobrar e péssima em informar não tem entrada na Avenida Rio Branco, 257 Grupo de salas 606 a 610 – espaço próprio do colaborador do IBGE, quer seja aposentado, pensionista ou ativo.
Parafraseando Sêneca, filósofo romano: o colaborador do DAP é feliz por ter elegido uma atividade, sem remuneração, satisfatória, recebendo autonomia e estimulo para exercer com controle e carinho sua função de bem esclarecer.
Em suma, esforços bem – sucedidos de uma administração ”prestativa” requerem determinação e tenacidade, para que os interesses constantes do Regimento não se percam. A substituição da diretoria prestativa está fora de cogitação, mas a contratação de expert – responsável por demandas de média e alta complexidade, é um problema a ser estudado e analisado pela Diretoria e ser submetido à Assembléia.
Antevemos a necessidade de pavimentar mudanças e levantar informações para definir quais os caminhos a seguir: gestão que se aprende em livros ou àquela do dia a dia no troca – troca de experiências.
Uma associação com objetivo de alcançar o bem comum entre seus associados é uma entidade que tem razões para solicitar e exigir que seus membros sejam tratados com respeito perante sua entidade empregadora / mantenedora. Os mapas das polêmicas já são por demais comentados: Plano de saúde, política de extensão da GDIBGE ao aposentado; informações claras e em tempo de serem administradas.

Nenhum comentário: