terça-feira, 17 de maio de 2011

De olho vivo nos vigaristas

Golpistas fazem de tudo para extorquir dinheiro das pessoas de boa fé

A trapaça já existe há muito tempo, golpes antigos e novos sempre existiram e vão existir. Então, o que fazer para nos proteger?
Para se defender, cuide bem de todos os seus documentos, incluindo extratos de banco e talão de cheques, número da senha bancária carteira de motorista e carteira de identidade ou outro documento de identificação. Recuse a dar informações pessoais ou financeiras, mormente por telefone, FAX, e-mails, salvo casos especiais.
Desconfie daqueles telefonemas ou avisos rápidos e simplórios de que tem depositado em seu nome somas em dinheiro e que para receber tem de fazer pequenos depósitos para dar andamento nos papeis.
Os esquemas piramidais sempre desabam por causa da impossibilidade de recrutar novos membros. Não se esqueça de que, para você ganhar dinheiro fácil, outra pessoa terá de perdê-lo.
Perdeu ou teve os documentos extraviados? Seja rápido. Evite dor de cabeça. Registre um Boletim de Ocorrência na delegacia policial, SPC e informe imediatamente à administradora dos seus cartões de crédito e bancos.
Jamais escreva ou anote a senha do código de segurança de seus cartões, em locais que possam ser vistos com facilidades pelo OLHO ALHEIO.

Nenhum comentário: