terça-feira, 25 de novembro de 2014

Seminário “Reflexão e Avaliação das Metodologias adotadas nas Pesquisas Eleitorais de 2014

Convite para o Seminário “Reflexão e Avaliação das Metodologias adotadas nas Pesquisas Eleitorais de 2014” a ser realizado no dia 26 de novembro de 2014 (26/11/2014) às 18h30 no auditório da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB-RJ) à Rua Álvaro Alvim, 31, sala 1401, na cidade do Rio de Janeiro / Cinelândia, sob o patrocínio do Sindicato dos Estatísticos do Rio de Janeiro (SINDEST) e da Central dos Sindicatos Brasileiros – Regional RJ (CSB-RJ). 

O SINDEST e os Estatísticos sentir-se-ão honrados com vossa presença que temos certeza muito engrandecerá o evento.
Lembramos que haverá um “coffee-break” para confraternização no intervalo.
O Seminário tem interesse para o público, apesar de ser direcionado aos Estatísticos, pois sua programação, em apenso, além de uma reflexão sobre os aspectos controversos da metodologia empregada pelas empresas de pesquisa de mercado abordará também questões éticas e a divulgação pela mídia, que podem afetar o nosso entendimento sobre as pesquisas e terá reservado um tempo para perguntas.
O SINDEST entende que ao realizar este tipo de evento está cumprindo com seu dever Institucional de zelar pela qualidade das informações de natureza estatística junto à Sociedade.
Outras informações sobre o seminário podem ser obtidas por meio do e-mail: sindest-estatistico@hotmail.com.


ASSEMBLEIA


Aos queridos Companheiros e Amigos do DAP e seus Familiares

Um momento doce e cheio de significado para as nossas vidas. É tempo de repensar valores, de ponderar sobre a vida e tudo que cerca os corações. É sempre tempo de contemplar aquele menino pobre, que nasceu numa manjedoura, para nos fazer entender que o ser humano vale por aquilo que é e faz, e nunca por aquilo que possui.
Noite cristã, onde a alegria invade nossos corações trazendo a paz e a harmonia.
Que neste Natal você e sua família sintam mais forte ainda o significado da palavra amor, que traga raios de luz que iluminem o seu caminho e transformem o seu coração a cada dia, fazendo que você viva sempre com muita felicidade.
Também é tempo de refazer planos, reconsiderar os equívocos e retomar o caminho para uma vida cada vez mais feliz. Teremos outras 365 novas oportunidades de dizer à vida, que de fato queremos ser plenamente felizes, que queremos viver cada dia, cada hora e cada minuto em sua plenitude, como se fosse o último. Que queremos renovação e buscaremos os grandes milagres da vida a cada instante.
Todo Ano Novo, é hora de renascer, de florescer, de viver de novo. Aproveite este ano que está chegando para realizar todos os seus sonhos!
Neste Natal nosso maior desejo é que os nossos corações estejam plenos de esperança e que as nossas almas nos movam sempre em direção ao bem comum. Feliz Natal e um Ano Novo repleto de boas notícias é o que desejamos a todos.

Confraternização de Natal no DAPIBGE

Nossa festa de Natal será realizada no dia 18 de dezembro (quinta feira), a partir das 14 horas, com a presença do Coral do IBGE, música ao vivo, com o Cantor Tecladista Charles Selchar, almoço, realização do amigo oculto e outras surpresas. Os que quiserem participar do amigo oculto, deverão trazer uma lembrança.
Compareçam! Contamos com a presença dos associados para o brilho desta importante confraternização.

2014 foi um ano difícil (juridicamente)!

Não fossem as ações individuais da GDIBGE/2006, recebidas por parcela de nossos associados que optaram por esse procedimento, em razão das dificuldades encontradas por nossa ação coletiva, e porque não dizer, o recebimento dos 28.86% devidos desde 1995, o ano de 2014 não teria sido apenas um ano difícil: - Seria um ano perdido (juridicamente).
Terminamos o ano, ainda sem solução para a supressão nos contracheques do Art. 193 – Opção Aposentado, mesmo após o cumprimento da entrega das provas exigidas pela Justiça. Continuamos recebendo os contratos de honorários, disponíveis em nossa página: www.dapibge. org.br, para serem incluídos na execução assim que sair a Sentença.
A ação de isonomia de valores entre a GQ3 e as RT1 e RT2, pelo fosso criado no último acordo salarial que, decidiu privilegiar os servidores de nível intermediário, em especial os da ativa, está definitivamente derrotada, pelo uso improvisado de uma Súmula da Era Vargas, e será retirada de nossa página
 As nossas maiores expectativas de ações (atrasados da GDACT/2000 e incorporação da GDIBGE/2009) apesar de decisão definitivas tiveram o seu cumprimento postergado seguidamente pelo governo, devendo serem concluídas somente no próximo ano, como demonstra suas movimentações nos quadros a seguir:
 1-) GDACT/2000 – Em 21/06/2013,  A TURMA, À UNANIMIDADE, RETIFICOU O JULGAMENTO - para, em corrigenda de erro material, rejeitar os Embargos de Declaração


GDIBGE/2009 – Processo Transitado em Julgado desde agosto de 2011 e em fase de execução para incorporação dos 90 pontos, com seguidas intimações suspensas: Intimação de Despacho  - Publicação 27/01/2012; 05/03/2012; 9/04/2012; 24/04/2012; 10/05/2012; 18/09/2012. Após paralisação absoluta no ano de 2013, até o momento no ano de 2014 não produziu os resultados esperados. Sobre o mesmo ainda pesa uma Ação Rescisória do governo, que esperamos seja resolvida ainda esse ano.

No fechamento desse ano, com baixo crescimento da economia; provável estouro da meta da inflação, dificuldades extremas para cumprimento do superávit fiscal; a pauta IBGE/Sindicato, apontando para mudanças no plano de carreiras, nos deixa ainda mais de orelhas em pé diante da possibilidade de futuras ações – historicamente nunca foi diferente no IBGE -, só que “nunca antes na história do Brasil”, a composição das Instâncias Máximas da Justiça Brasileira, foi de indicação tão majoritariamente governista.

Ação Rescisória contra a GDIBGE terá mais uma decisão no dia 27 de novembro

O Governo/IBGE, partindo já da 2ª Instância, entrou com sua Ação Rescisória, em 10 de julho de 2013. Era cada vez mais iminente a derrubada dos embargos de execução ao nosso mandado de segurança que, realmente, viria a ocorrer em 22 de maio de 2014, com o retorno do titular, Magistrado THEOPHILO ANTONIO MIGUEL FILHO, ao comando da 24ª VF, sendo referendada em 16 de setembro de 2014 pela Juíza Federal FABÍOLA UTZIG HASELOF, de plantão por motivo de nova ausência do titular a serviço do TRF1.
Na primeira decisão dessa Ação Rescisória, em 30 de outubro de 2013, além da negativa de deferimento para solicitação da tutela antecipada, pelo DES. FED. GUILHERME DIEFENTHAELER, também foi reafirmada a validade de nossa vitória “Aduz que a sentença nos autos do Mandado de Segurança, extinguiu o processo sem julgamento do mérito, no entanto, interposta Apelação, restou concedida a segurança, inadmitido o Recurso Especial, operou-se em 09/08/2011, o trânsito em julgado.” 
Diante de tantas derrotas e pressionado a cumprir Ordem Judicial para incorporação dos noventa pontos aos contracheques dos 2 766 associados do DAPIBGE informados por listagem no processo, o Governo/IBGE, está empenhado em tentar reverter toda a Ação nessa Rescisória. Mas, representado pela Procuradora MARIA LAURA TIMPONI NAHID, não gastou mais de cinco linhas, simplesmente de reiteração de folhas anteriores, ou seja, manteve as alegações iniciais. O Ministério Público Federal (Órgão de Estado e não de Governo), tendo como relator o Procurador Regional da República da 2ª Região ROBERTO DOS SANTOS FERREIRA, em oito páginas, com quatro de histórico, seguidas de cópia de uma sentença de 23 de julho de 2007, da DES. FED VERA LUCIA LIMA, negando o direito a GDIBGE anterior (Lei 11.335/2006), encerrou seu parecer da seguinte maneira: “Por todo o exposto, opina o MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL pela procedência da ação rescisória”. 
Já as alegações finais de nossos advogados constituem uma peça substancial de 16 páginas, trazendo como ilustrações decisões favoráveis muito mais recentes, e de todas as Instâncias, inclusive do STJ e do STF, já na vigência da Lei 11.907/2009, portanto, GDIBGE 2009. 
Estamos esperançosos, pois até o momento conseguimos barrar todas as tentativas do governo em desqualificar o nosso Direito. Assim, esperamos que, qualquer que seja o resultado não interfira no cumprimento de nossa incorporação decidida pela 24ª VF, provisoriamente suspensa, já que para essa Rescisória, ainda haverá muita disputa nas diversas Instâncias, inclusive nos STJ e STF, até o seu Trânsito em Julgado, tanto de nossa parte, como também do Governo/IBGE!

IBGE discute mudanças no plano de carreiras

Em 2006, participamos da instituição do atual Plano de Cargos e Carreiras, após quebra da interlocução entre a direção e o sindicato do IBGE. Foram várias reuniões entre o conselho diretor do DAPIBGE e a direção que, por mais de uma vez discutiu a proposta em nossas assembléias, até a publicação da Lei 11 355. Se por um lado a nossa participação foi importante para garantir alguns direitos importantes, por outro, não foi suficiente para garantir os valores propostos na tabela remuneratória que, na última hora, sofreu uma drástica redução, possível de ser revertida com uma ampla mobilização da categoria (ativos/ Sindicato).
No Acordo Salarial, fechado em 2012, entre governo e Sindicato, tivemos um reajuste de 15%, distribuídos em três anos: 5% em 2013, 2014, 2015. Nesse período, o estouro da meta da inflação, realçando os cortes originados na implantação da Lei, levou ao descontentamento geral e à greve que, como resultado prático teve a conquista da criação de dois Grupos de Trabalhos:  1-) Plano de Carreiras; 2-) Tabelas Salariais. 
É exatamente isso que entra agora em pauta e será discutido no Encontro de Direção Nacional (DN) do Sindicato, de 17 a 21 de novembro, em Paty do Alferes. O ideal para ativos, aposentados e pensionistas, seria uma atuação conjunta, ASSIBGE e DAPIBGE, o que demonstramos por Ofício, datado de 28 de outubro, solicitando acompanhar a discussão da DN. Talvez por falta de entendimento de nossos objetivos, o Sindicato, alegando questões estatutárias, não acatou. O que foi uma pena, pois continuamos pensando que, assim como foi em 2006, seria importante passarmos uma visão de unidade em prol dos interesses de toda a categoria.
Toda mudança de carreira, nos restringindo apenas ao IBGE, pode trazer perdas e benefícios, independentemente, até de sua condução. Assim, continuaremos a cumprir nosso dever com nossos associados e participar desse processo, como aliás, já o fizemos ao participar das três assembléias preparatórias do Núcleo Chile para a DN, cujo resultado apresentamos abaixo:

Na Assembléia do dia 12/11/2014, com a assinatura de 144 servidores, foi aprovada como proposta da Avenida Chile para a DN:
a) forma de remuneração por subsídio; e
b) tabela do BACEN atualizada pela inflação de três anos.
Veja a íntegra no 
site do Núcleo:  
http://nucleochile.org.br/ 

Livro 100tenários e palestra no DAPIBGE

Dina Frutuoso, professora, escritora e psicóloga é pesquisadora incansável dos temas relacionados ao envelhecimento. 
No seu terceiro livro lançado sobre o tema, "100tenários", Dina entrevistou 15 pessoas com idades entre 100 e 109 anos, buscando revelar os motivos que contribuíram para que chegassem a essa idade com vidas repletas de memórias e disposição.
O livro trata a longevidade de uma forma positiva, destacando para além das dificuldades, atitudes que contribuem para uma vida longa e plena: alimentar as amizades, a convivência familiar, cultivar o bom-humor e a solidariedade.
Dina estará presente no dia da Assembléia (27/11) no DAPIBGE quando apresentará a palestra "Qualidade de vida em qualquer idade".
Os associados também podem acompanhar o trabalho da Profa. Dra. todas as terças-feiras às 7h20(manhã) na Radio Rio de Janeiro: Radio 1400 AM (radioriodejaneiro.am.br).

Notícia Triste

É com tristeza que comunicamos o falecimento do nosso querido colega e amigo DANILO SILVEIRA DUTRA.
Danilo foi um dos baluartes da fundação DAP. Foi nosso primeiro presidente do Conselho Fiscal, e continuou a sua militância entre nós como membro emérito do Conselho Fiscal.
 Neste momento rendemos a nossa homenagem a esta figura importante e querida e deixamos registrado o nosso eterno carinho. 
Aos seus familiares enviamos o nosso abraço e solidariedade.