terça-feira, 25 de novembro de 2014

IBGE discute mudanças no plano de carreiras

Em 2006, participamos da instituição do atual Plano de Cargos e Carreiras, após quebra da interlocução entre a direção e o sindicato do IBGE. Foram várias reuniões entre o conselho diretor do DAPIBGE e a direção que, por mais de uma vez discutiu a proposta em nossas assembléias, até a publicação da Lei 11 355. Se por um lado a nossa participação foi importante para garantir alguns direitos importantes, por outro, não foi suficiente para garantir os valores propostos na tabela remuneratória que, na última hora, sofreu uma drástica redução, possível de ser revertida com uma ampla mobilização da categoria (ativos/ Sindicato).
No Acordo Salarial, fechado em 2012, entre governo e Sindicato, tivemos um reajuste de 15%, distribuídos em três anos: 5% em 2013, 2014, 2015. Nesse período, o estouro da meta da inflação, realçando os cortes originados na implantação da Lei, levou ao descontentamento geral e à greve que, como resultado prático teve a conquista da criação de dois Grupos de Trabalhos:  1-) Plano de Carreiras; 2-) Tabelas Salariais. 
É exatamente isso que entra agora em pauta e será discutido no Encontro de Direção Nacional (DN) do Sindicato, de 17 a 21 de novembro, em Paty do Alferes. O ideal para ativos, aposentados e pensionistas, seria uma atuação conjunta, ASSIBGE e DAPIBGE, o que demonstramos por Ofício, datado de 28 de outubro, solicitando acompanhar a discussão da DN. Talvez por falta de entendimento de nossos objetivos, o Sindicato, alegando questões estatutárias, não acatou. O que foi uma pena, pois continuamos pensando que, assim como foi em 2006, seria importante passarmos uma visão de unidade em prol dos interesses de toda a categoria.
Toda mudança de carreira, nos restringindo apenas ao IBGE, pode trazer perdas e benefícios, independentemente, até de sua condução. Assim, continuaremos a cumprir nosso dever com nossos associados e participar desse processo, como aliás, já o fizemos ao participar das três assembléias preparatórias do Núcleo Chile para a DN, cujo resultado apresentamos abaixo:

Na Assembléia do dia 12/11/2014, com a assinatura de 144 servidores, foi aprovada como proposta da Avenida Chile para a DN:
a) forma de remuneração por subsídio; e
b) tabela do BACEN atualizada pela inflação de três anos.
Veja a íntegra no 
site do Núcleo:  
http://nucleochile.org.br/ 

Nenhum comentário: