segunda-feira, 14 de julho de 2014

Festas Juninas - Salve Santo Antonio, São João e São Pedro

As festas juninas são mais antigas do que todo mundo pensa! Elas surgiram na Antiga Europa, há centenas de anos. As festas aconteciam durante o solstício de verão para comemorar o início da colheita — por isso tanta comida e bebida — e eram organizadas pelos celtas, egípcios e outros povos. Uma das deusas homenageadas era Juno, esposa de Júpiter, e as festas eram chamadas de “junônias”. Os países católicos da Europa, em especial Portugal e Espanha, como forma de atrair as pessoas  decidiram homenagear os três santos do mês Santo Antonio, São João e São Pedro sendo que no princípio, a festa era chamada de Joanina.
De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial.  Nesta época, alem da grande influência de elementos culturais portugueses, havia também a dos chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas e o pau de sebo muito comum tanto em Portugal como na Espanha. 
Todos estes elementos culturais foram com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos decorrentes dos elementos de origem indígenas, afro-brasileiros e posteriormente de outros imigrantes europeus como italianos e alemães localizados principalmente na Região Sul, onde tomaram características particulares.  
Podemos dizer que nas Festas Juninas os estados do Nordeste têm um papel importante, sendo que os festejos juninos começaram em São Luís, capital do Maranhão. Até hoje centenas de manifestações da cultura popular se apresentam durante todo o mês para homenagear São João,  Santo Antonio, São Pedro.  O destaque da festa de São João no Maranhão é o Bumba-meu-boi, mas quem estiver na cidade também pode conferir outras manifestações da cultura regional como a quadrilha, o tambor de crioula (dança típica maranhense trazida pelos escravos africanos), lelê, boiadeiro  e portuguesa. Além do boi, outra atração da festa é a culinária típica. Entre os tradicionais pratos da festas de São João de São Luís estão o arroz de cuxá, peixe frito, arroz Maria Isabel, torta de camarão e mingau de milho. 
  Nos demais estados nordestinos como na Paraíba, Pernambuco e Alagoas os festejos reúnem inúmeras pessoas a caráter destacando-se as Quadrilhas, o Coco de Roda, que de um modo geral acontece em torno das fogueiras, a Banda de Pífano (pequena flauta transversal), os violeiros e outros. Também tem a Cavalhada, uma competição de cavalos, com o objetivo de tirar com uma lança o maior número de argolas suspensas. Nesta época do ano, o milho está em evidência em nossas plantações, sendo a base de todos os alimentos consumidos nas festas junina. Dentre tantos pratos deliciosos podemos destacar a canjica, o curau, a pipoca, a pamonha, o bolo de milho, o caldo de milho, milho cozido, suco de milho verde, arroz doce, doce de leite, pé-de-moleque, bolo de massa puba também chamada de carimã.
Na Região Sudeste chama atenção o vestuário chapéu de palha, calça remendada muito comum no interior de Minas e São Paulo e as comemorações ocorrem em torno da fogueira onde, costuma-se assar a batata doce e milho assado. Os balões e a queima de fogos fazem parte dos festejos.  Já na Região Sul devido a influencia européia destaca-se a dança das fitas coloridas presas a um mastro, os homens de bombacha  e as mulheres (prendas)  com roupas rodadas  sendo que a bebida comum nestas festas é o quentão feito com vinho  tinto e infusão de canela. A maçã do amor, o pinhão e o arroz doce costumam estar presentes.
Nossa Festa Agostina será realizada no dia 28/8/2014.

Nenhum comentário: