terça-feira, 24 de novembro de 2009

FILIE-SE E PARTICIPE DO SALTO DE QUALIDADE DO DAP

O DAP vem cumprindo as metas de abrangência nacional quanto à filiação dos aposentados e pensionistas, e quanto a vários outros itens. Há novidades extraordinárias para celebrar e indicadores preocupantes, como as litigâncias em tramitação na Justiça.
A primeira boa noticia diz respeito aos registros do número de associados, que mostram que o Rio de Janeiro foi superado em número, pelo conjunto interiorano. Explicando melhor: a confiança depositada na Associação pelos não residentes na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro mostra o avanço da necessidade da interiorização do DAP.
A má noticia: há focos de preocupação. Um deles, talvez o mais assustador, é a forma como a SIAS vem administrando o Plano de Saúde.
Quando mencionamos perdas e ganhos sociais, estamos mirando o alto índice de reajuste do Plano de Saúde, quando comparado com o reajuste salarial dos Ibgeanos.
Essa desigualdade tem sido mais injusta para as pensões originadas de aposentadorias por invalidez: por culpa e maldade do legislador, essas pensões não têm sido corrigidas em paridade com os reajustes do IBGE, e sim por um índice, cujo percentual e metodologia são desconhecidos.
Estamos enfrentando dificuldades, também, em nossos contatos com a CRH, quando buscamos resolver pendências de nossos associados, no tocante à solução e respostas a requerimentos referentes a perícia médica.
Mais um tropeço, por parte do DAP, no caminho do aposentado e pensionista residente nos longínquos municípios é a falta de um local apropriado para sanar dúvidas e oferecer respostas às dúvidas e solicitações.
As decisões administrativas, por parte da SIAS, de que a majoração do Plano de Saúde não admite reunião com os usuários, frustra a FAMILIA IBGEANA.
A crise, entretanto, não afetou a vista panorâmica que margeia todo o conjunto das cinco salas da sede do DAP. Foi saldada a última parcela devida ao Condomínio e iniciadas as aquisições de mobiliário, necessário ao sistema logístico e estruturação dos canais de comunicação.
O DAP trabalha com muita rapidez e agilidade nas questões apresentadas. As Diretorias precisam ser ágeis, para que os aposentados e pensionistas possam sentir confiança.
Temos a lamentar que o Projeto sobre o fim do Fator Previdenciário, que reduz a pigmeu o salário dos aposentados pelo INSS, continua em alguma gaveta burocrática de Brasília.
A sede própria do movimento dapibgeano é fértil. Produz assembléias, encontros, reuniões com responsabilidade social, mobilização para discussões de um Plano de Saúde que caiba dentro da realidade salarial do aposentado, principalmente dos colegas de nível médio, acordos salariais, tecnologias de atendimento onde houver associado em luta por seus direitos. Nestes casos o DAP procurará sempre estar presente. Esse ambiente é particularmente próprio para a evolução de nossa Associação, que em breve terá representação estadual. Como sempre, a perspectiva é uma só: ampliar o relacionamento e gerar benefícios ao associado. O funcionamento das representações estaduais, previstas em nosso Estatuto, aguarda a manifestação dos associados residentes nas Unidades da Federação, para efetiva implantação.
Começam a ser percebidos os efeitos de decisões tomadas quanto à reestruturação das Assembléias bimestrais. Entre os efeitos está o aumento participativo e qualitativo nas discussões e soluções de problemas apresentados.
Os representantes dos associados, eleitos por assembléia, convocada especialmente com essa finalidade, são todos aposentados ou pensionistas do IBGE, que colaboram com a classe, sem ônus para o DAP, conforme estatuto. Pelas perspectivas apontadas não se prevê alteração do estatuto neste mister.
Entre as atividades articuladas e em funcionamento podemos destacar o ponto de internet do dapibgeano e a cessão do auditório para encontros sociais, reuniões de trabalho e outras.
Destaque-se a dinâmica adotada na área de recreação, como a implantação da biblioteca.
Nas assembléias, são recorrentes as reivindicações quanto ao gerenciamento do plano de saúde pelo IBGE. Os Setores de Assistência da SIAS e de Pessoal do IBGE, por ocasião das Assembléias, recebem duras críticas, sinal de um claro rompimento da atenção aos aposentados e pensionistas. Há sérias deficiências na questão do gerenciamento da saúde no IBGE, com destaque para a medicina pericial.
O DAP busca estar socialmente inserido e comprometido com os esforços pela melhoria da qualidade de vida e do bem comum de seus associados. Esta tem sido a marca da Diretoria, traduzida nos esforços nas áreas de assistência.

Nenhum comentário: