terça-feira, 17 de março de 2015

Oito de Março Dia internacional da Mulher

Segundo o site do Wikipédia (2015), o Dia Internacional da Mulher tem como origem as manifestações das mulheres russas  contra a entrada da Rússia czarista na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917. 
Por outro lado, já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como, pelo direito de voto, quando ocorre a incorporação da mão-de-obra feminina, em massa, na indústria.  Nesta época as condições de trabalho, frequentemente insalubres e perigosas, eram motivo de protestos por parte dos trabalhadores de ambos os sexos. Muitas manifestações ocorreram nos anos seguintes, em várias partes do mundo, destacando-se Nova Iorque, Berlim, Viena (1911) e São Petersburgo (1913). 
Alguns movimentos já haviam ocorridos, ainda no século XIX  embora isolados e fracos uma vez que nem sempre alcançaram resultados positivos, como, por exemplo; oportunidade emprego e educação para as mulheres; igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos; em 1862 na Suécia, durante as eleições municipais, as mulheres puderam votar pela primeira vez; em 1870, na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de medicina e em 1874, no Japão  é criada a primeira escola normal para moças.
Nos países ocidentais, a data foi, entretanto, esquecida por longo tempo e somente recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960. Na atualidade, a celebração do Dia Internacional da Mulher perdeu parcialmente o seu sentido original, adquirindo um caráter mais festivo e comercial. 
 A luta das mulheres por um “lugar ao Sol” no ambiente de trabalho, todavia ainda persiste.   Em inúmeras empresas pelo mundo afora, funções iguais e mesma qualificação profissional, não são sinônimos de salários equivalentes. Ainda existe, em muitos lugares, certos ranços da sociedade machista, que costuma afirmar que a função da mulher é dentro de casa. É fato que esta atividade em geral é feita com prazer e acima de tudo com amor e alegria. A preocupação com os filhos será hoje e sempre a prioridade 001 da mulher.
Felizmente a situação profissional aos poucos está se modificando e já podemos antever substanciais modificações em futuro próximo. Passando do geral para o particular, devemos ressaltar que no IBGE este quadro, há muito não existe. Em várias áreas sempre existiram mulheres, ocupando cargos de chefia sendo que nos dias atuais, a Instituição é comandada por uma figura feminina.  
Por sua vez no DAP todas as Diretorias são ocupadas por mulheres e há uma perfeita harmonia e as decisões são sempre tomadas em conjunto. A elas competem administrar todas nossas festinhas, fazer e controlar a contabilidade, controlar o Blog, e inúmeras pequenas atividades da administração. Ás minhas colegas um grande abraço por tudo que vêem executando com amor e carinho. Como diz o ditado, a turma unida, jamais será vencida.  
No Mundo em geral nós, mulheres, não temos a intenção de ser melhores do que os homens, mas sim, sermos respeitadas, e não tratadas como seres inferiores, e por esta razão, violentadas. Desejamos a todas as nossas leitoras os votos de muito Amor, Força, Coragem, Dedicação, e acima de tudo Fé, Animo e Alegria de Viver. Se tivermos dentro de nós estes ingredientes, seremos sempre fortes e realizadas e participantes ativas da transformação para um para um mundo melhor.
A todas as colegas e amigas do DAP, um grande ramalhete de rosas.

Nenhum comentário: