quinta-feira, 12 de março de 2009

Desfile do Cordão do Bola Preta

Do lado de fora o ca­lor inconfundível do verão carioca esquen­tando a animação dos muitos foliões. Do la­do de dentro a seguran­ça e o conforto do ar condicionado, um ca­fe­zinho sempre reno­vado, água gelada e quatro banheiros sempre disponíveis. Uma be­bidinha ou outra tra­zida pelos associados, acompanhada por uma deliciosa costela no bafo e um pouco de maionese, alguns refrigerantes e salgados.
Do lado de fora o desfile dos foliões, alguns do próprio Bola, outros avulsos, a passagem de vários grupos circundados por uma corda à procura de um es­paço quase impossível para demarcar um local exclusivo. Uma roda de capoeira, um cineasta e seus atores filmando cenas para algum filme. O cortejo da rainha do bloco, várias alas procurando chegar ao local de maior concentração do bloco, em meio a uma multidão calculada em mais de um milhão, espalhada pela Rio Branco, da Praça Mahatma Gandhi até a Praça Mauá. Do lado de dentro a bisneta de uma asso­cia­da na maior tranquilidade em seu bebê-conforto, algumas crianças orgulhosas em suas fantasias, gente jovem, associados e con­vidados que de vez em quando desciam para sentir o calor das ruas, quando eram invariavelmente seguidos por conhecidos à procura de banheiros, em nú­mero insuficientes do lado de fora.
Valeu a experiência; o que fez falta mes­mo foi uma boa aparelhagem de som para animar ainda mais o ambiente aconchegante que se formou no Salão do Ibgeano. Já quanto ao Cordão do Bola Preta, foi mais difícil de se ver na plenitude de seus 90 anos, mesmo para quem ficou até o final da tarde. O salão foi inaugurado, estando desde já agendada a comemoração dos 90 anos de nossa dirigente Zenith Portela, uma das mais animadas presenças nesse dia.

Nenhum comentário: