sexta-feira, 23 de novembro de 2012

A luta não terminou

Não é de nossa prática ficar alimentando ilusões ou falsas expectativas, tem sido assim desde nossa fundação há exatos dez anos, a serem completados agora em novembro de 2012. Sempre ao final de cada ano existia a mesma polêmica na preparação do último Boletim: - É final de ano, as notícias estão muito frias! Temos de levantar mais! Está faltando espírito natalino. E a maioria sempre resistia: - Não podemos criar falsas ilusões....
No início deste ano, com as sentenças favoráveis e definitivas em relação aos 28.86% numa ação que iniciara em 1995 e, aos 90 pontos da GDIBGE/2009, é possível que o tom tenha começado a mudar um pouco, mas não totalmente. Em maio, com o primeiro despacho da Justiça para execução da incorporação e pagamento dos atrasados a partir de janeiro de 2009, parecia que estávamos para entrar no Paraíso, ainda assim fomos o mais comedido possível. Veio o revés e abrimos mão temporariamente dos atrasados para conseguir nova execução da incorporação em junho. Outra decepção, o governo de forma truculenta mais uma vez revertia nossas expectativas. Com os 28.86% operados exclusivamente pelo sindicato, também não faltaram problemas.
O DAPIBGE ficou com a receita das mensalidades retida pelo IBGE nos primeiros quatro meses do ano e, teve a partir de junho o impedimento, pelo Ministério do Planejamento, de exercer o direito de consignação em folha,.
Estamos novamente redigindo o ultimo boletim do ano e ao invés de congraçamentos estamos realçando nossos alertas. O governo age e atua como se fôramos inimigos perigosos, extrapola na sua força de reação como se não tivéssemos sido nós, aposentados e pensionistas, também colaboradores para o Brasil chegar ao seu estágio atual de desenvolvimento. O pior é que não sabemos até onde ele não irá aumentar ainda o poderio de seu arsenal, para impedir que tenhamos aquilo que é nosso por Direito. Mesmo não podendo desfazer o que já foi decidido em definitivo pela Justiça, até o momento, conseguiram impedir a execução da GDIBGE, transitada em julgado há mais de um ano, mas, com certeza, possuem ainda mais truculência para ser utilizada, afastando-nos por mais tempo de nosso dinheiro, em função da reserva de  mais recursos para outros fins, nem sempre legítimos e, alguma das vezes, discordantes com a doutrina do Supremo Tribunal federal.
No aumento escalonado que começa em janeiro de 2013, depois de exaustivo acordo com os sindicatos dos servidores, ainda falta regulamentação das duas novas GQs conquistadas pela luta e cuja tabela já é conhecimento de todos.
É isto, mais uma vez chegamos a um final de ano e desejamos a todos um ano novo de Justiça pelo nosso passado de trabalhadores e respeito pelo nosso presente como cidadãos.

Um comentário:

Unknown disse...

Tudo bem, acho que a luta tem que continuar e sempre, porém acho que falta um pouco mais de informação, um pouco mais de transparência para conosco, os aposentados.
Estamos ouvindo essa história há bastante tempo, mas nunca somos informados do que realmente está acontecendo e dos passos que estão sendo dados pelos advogados. Ficamos dias, semanas e meses sem nenhuma notícia sobre esse assunto. Só ficamos sonhando e no desejo de ver nossa gratificação incorporada aos nossos salários.
Não seria o momento dos advogados nos manter informados? Afinal eles não são nossos advogado???
Abraços
Carlos Cabral